Motivacionais

Aprenda a dizer obrigada

16:07:00


“Você não sabe, e é isso que te faz linda”, diz a letra de uma das músicas mais tocadas da boyband britânica One Direction. E essa não é a única música que retrata a timidez ou a baixa autoestima feminina de forma romantizada. Num período em que os comerciais de TV, as marcas de cosméticos e outros diversos conteúdos publicitários incentivam as mulheres e meninas a serem mais confiantes (confiança essa que só virá com a compra do produto oferecido, obviamente), acreditar em si ainda não é atitude aceita para elas.
Pare e reflita. Você está 100% satisfeita com seu corpo? Seu cabelo está do jeito que você queria que ele estivesse? Você desfilaria de biquini na praia sem se sentir desconfortável? Nós mulheres somos bombardeadas diariamente pela publicidade - aquela mesma que te diz pra ser confiante - com corpos esculturais, pele perfeita, maquiagem impecável. Nos enfiam goela abaixo um padrão de beleza praticamente impossível de alcançar.
Quando somos elogiadas e nos vemos distante daquele modelo que nos foi “oferecido”, temos a tendência a recusar o elogio. “Que nada”, “Ah, são seus olhos”, “Não sou tudo isso”, são algumas das respostas que damos quando alguém faz algum comentário positivo sobre nós ou sobre algo que fazemos. A tendência a recusar qualquer que seja a possibilidade de algo positivo sobre nós é inevitável.
Então, algumas de nós ignoram toda essa péssima influência, começam a acreditar em seu potencial, enxergam suas qualidades além dessa ideia padronizada do que é ser bonita ou bem sucedida e o que acontece? Tendemos a ser taxadas de metidas, orgulhosas e otras cositas mas, até mesmo por outras mulheres. Mas o que eu quero dizer aqui é: reconhecer o próprio valor, se orgulhar de quem você é e do que você faz não tem problema algum. Não te faz uma pessoa ruim.
Nós, mulheres, precisamos aprender a dizer apenas “obrigada”. Nenhuma negação, nenhuma desculpa, nenhum “bondade sua”. Apenas agradecer. Não existe problema algum em se sentir suficiente, bonita ou até mesmo incrível mesmo não sendo igual àquela moça na capa da revista ou do comercial. Ame-se e tenha orgulho de si da maneira que você é.
Saber quem somos, o que queremos e o que merecemos é extremamente importante para perceber quando estamos em algum tipo de relacionamento abusivo ou quando alguém não te valoriza tanto quanto deveria. E isso não é errado, não é egoísta, é necessário.
Aprenda a receber elogios. Aprenda a dizer “obrigada”, mesmo que no começo você não acredite. Reconheça o seu valor, orgulhe-se de quem você é. Você é linda. Obrigada.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto e concordo plenamente com seu conteúdo, apenas complementaria: diga "obrigada" apenas quando estiver mais do que certa de que o elogio - se vier da parte de um homem - NÃO tem como finalidade te levar para a cama, nem quando receber uma cantada... inclusive porque cantada NÃO é elogio! ;) No mais, parabéns pela linda e necessária reflexão!

    ResponderExcluir

INSTAGRAM


Facebook